Compartilhe

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Aguirre, der Zorn Gottes | Aguirre, a Cólera dos Deuses

Direção | Werner Herzog
Roteiro | Werner Herzog
Alemanha | 1972

Elenco
Klaus Kinski | Helena Rojo
Ruy Guerra | Del Negro

Música | Popol Vuh

Baseado em fatos históricos, o filme se inspirou na expedição de conquistadores espanhóis enviados por Gonzalo Pizarro, governador de Quito, em busca de El Dorado, a lendária cidade de ouro, em 1541-1542. No filme, a expedição se deu em 1561 e foi comandada por Dom Pedro de Urzúa e Lope de Aguirre. Tomando por base a narrativa do diário do Frei Gaspar de Carvajal (que participou da expedição ao El Dorado), na verdade o filme deixa de lado o aspecto histórico e se concentra mais nas teses costumeiras do diretor Herzog, preocupado em mostrar os efeitos mentais e emocionais sofridos por homens em situações-limite, confrontados com a natureza primitiva e desconhecida.

Aguirre é a primeira colaboração da conturbada e bem sucedida parceria de 15 anos do ator Klaus Kinski com o diretor Herzog. Com locações no Peru e no Rio Amazonas, durante extenuantes cinco semanas.

Expedição armada espanhola atravessa os Andes e chega até ao Rio Orinoco em 1561, à procura da lendária El Dorado, a cidade do ouro. Enviada por Pizarro, é chefiada por Don Pedro Urzúa e pelo segundo-em-comando, o cruel e ambicioso Lope de Aguirre.

Logo ao chegar ao rio, Aguirre se rebela e aprisiona Urzúa, declarando um dos expedicionários, Dom Fernando de Gúzman, como o Imperador de El Dorado. A medida que seguem o curso fluvial em uma balsa, Aguirre se perde cada vez mais em sua própria ambição e sucumbe a enlouquecidos sonhos de glória.

1972 | AGUIRRE, DER ZORN GOTTES
Original Soundtrack
Music by Popol Vuh


01. Aguirre I
02. Flöte
03. Morgengruß
04. Aguirre II
05. Agnus Dei
06. Vergegenwätigung, Pt. I
07. Vergegenwätigung, Pt. II
08. Vergegenwätigung, Pt. III
09. Spirit Of Peace Pt. I (Bonus)
10. Spirit Of Peace Pt. II (Bonus)
11. Spirit Of Peace Pt. III (Bonus)

DOWNLOAD

Nenhum comentário: