Compartilhe

domingo, 3 de março de 2019

Superfly

Direção | Gordon Parks, Jr.
produção | Sig Shore
Estados Unidos | 1972

Elenco
Ron O'Neal | Carl Lee | Julius W. Harris
Sheila Frazier | Charles McGregor

Música | Curtis Mayfield

O extravagante traficante Priest (Ron O'Neal) repensa sua trajetória e percebe que se continuar nessa profissão não terá futuro. Disposto a mudar de vida ele decide fazer dinheiro com uma grande venda e fugir para sempre. O difícil sera colocar este ambicioso plano em prática e escapar com vida.

Trilha Sonora
Superfly, mais que um disco com canções que servem como trilha sonora para o filme de mesmo nome, é um dos marcos da cultura urbana dos anos 70. Terceiro álbum da carreira do genial Curtis Mayfield, foi lançado na metade de 1972 e é mais uma pá de terra sobre os anos 60 e suas cores, paz, amor e todo o blá blá blá hippie sobre o mundo estar a caminho de uma nova era.

O lance aqui é sobre a sujeira das grandes cidades, não sobre o ar puro dos campos.

Se o filme – um dos mais importantes da Blaxploitation, diga-se – narra a história do poço sem fundo que é o universo junkie, as músicas de Curtis presentes no disco vão além de background para as imagens e funcionam como um relato, uma ampla narração feita por um observador atento. Essa função de trovador do caos serve como uma luva à Mayfield.

Sua capacidade lírica, já demonstrada desde o primeiro e homônimo trabalho, é refinada e destilada em Superfly, notavelmente em faixas como “Pusherman” – sampleada pelos Beastie Boys – e Freddie’s dead” – sampleada pelos Racionais MCs.

De base para as letras e a voz aveludada de Curtis Mayfield, deep funk e soul music regados a wah wah e com uma seção rítmica poderosa, entorpecente. Um pesado groove psicodélico para aplacar a neurose junk de temas como “Eddie you should know better” e “No thing on me (cocaine song)”.

Por tudo isso e muito mais, Superfly merece ser ouvido, descoberto e redescoberto. A classe de Curtis como cantor e sua inteligência como compositor, aliados ao poder de fogo da banda que o acompanhou na gravação do disco, tornam este um momento único na música contemporânea e – como já dito – um ponto de ruptura com o passado bicho grilo de paz e amor.

A era de aquário não chegou, mas as histórias contadas em Superfly permanecem mais atuais que nunca. Você viu aquele mano na porta do bar?

Essencial!

1972 | SUPERFLY
The Original Motion Picture Soundtrack


1972 | SUPERFLY
(Deluxe 25th Anniversary Collection 1997)


CD 1 | ORIGINAL ALBUM

01. Little Child Runnin' Wild
02. Pusherman
03. Freddie's Dead
04. Junkie Chase (Instrumental)
05. Give Me Your Love (Love Song)
06. Eddie You Should Know Better
07. No Thing On Me (Cocaine Song)
08. Think (Instrumental)
09. Superfly

CD 2 | ADDITIONAL TRACKS & ALTERNATE VERSIONS

01. Ghetto Child (Little Child Runnin' Wild Demo)
02. Pusherman (Alt. Mix With Horns)
03. Freddie's Dead (Instrumental)
04. Junkie Chase (Full Length Instrumental)
05. Militant March
06. Eddie You Should Know Better (Instrumental)
07. No Thing On Me (Cocaine Song) (Instrumental)
08. Superfly (Single Mix)
09. Freddie's Dead (Single Mix)
10. Radio Spot #1
11. The Underground (Demo)
12. Check Out Your Mind
13. Radio Spot #2

DOWNLOAD

Um comentário:

Anônimo disse...

E ainda mais um muito obrigada !